Se esse post existe, graças a Deus, porque ele existe? – Os memes como arma


O humor sempre foi uma forte ferramenta social e política. Desde comédias teatrais de cunho crítico até esquetes de humor na televisão, passando por paródias no cinema e charges nos jornais, o tom contestador se mostra presente em várias ocasiões. 

E quando praticamente tudo no mundo já passou ou está passando por transformações para se adequar à internet, o humor não poderia ficar de fora. E os memes são, provavelmente, a forma mais popular de humor na web.

-sqn

E, claro, os memes com características políticas acabam surgindo também. Os mais diversos movimentos sociais têm os seus, e o feminismo não poderia ficar de fora. E as minas usam cada vez mais essas imagens de forma crítica, e até panfletária.

Mas e misandria? Pode?

É comum que muitos desses memes falem de misandria. Muitas meninas se incomodam com isso, já que consideram a misandria tão errada quanto a misoginia.

Mas é importante esclarecer uma coisa: socialmente e na prática, misandria e femismo não existem. Mulheres não têm poder estrutural para oprimir homens. E a forma como a misandria é usada nesses memes é, acima de tudo, irônica.

Assim como existe a ironia em cima da heterofobia (também inexistente, pelos mesmos motivos), existe a ironia em cima da misandria. Elas vêm justamente para se contrapôr às opressões sofridas por minorias. Além de criticar os próprios opressores que se dizem "atacados" quando os oprimidos buscam seus direitos.

Só para reforçar e deixar a diferença ainda mais explícita: enquanto misoginia e homofobia matam, violentam e agridem minorias diariamente, misandria e heterofobia no máximo ironizam os opressores.

Se aplica a femismo e misandria também (já que eles não existem)

Enfim, depois de esclarecer esses pontos, vamos a uma novidade: a partir de hoje, o blog terá uma página com uma galeria permanente de memes e imagens feministas. Aproveitando o espaço, postaremos um compilado não apenas de imagens engraçadas (para postarem em seus perfis ou quando uma discussão com mascus que não valem a pena), como várias imagens legais que encontramos pela rede. 

Podem aproveitar pra atualizar as imagens de capa, papéis de parede, até imprimir. E melhor ainda: como vai ser uma página fixa e com constante atualização, você sempre pode voltar para salvar mais imagens!

Quer contribuir? Mande na página do blog, no post que reservamos para isso! Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Adoro memes feministas! Morro de rir! E o legal é que são uma forma bem-humorada de dizer coisas que de outra forma exigiriam um "textão". Sei que os textos são importantes e explicam muita coisa importante, mas tem horas que pedem outro tipo de intervenção. Com o meme, a gente resume as coisas e ainda ri um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lethycia, exatamente! haha Acho melhor ainda pra usar quando a gente perde a paciência com macho que não tá nem aí pra desconstrução. :P Aí o jeito é ligar o foda-se e rir, mesmo.

      Excluir

Use este espaço à vontade, mas com respeito e moderação. Agradecemos!