A Rainha de Benguela




Imagem d Google internet 

Existem heroinas os quais merecem igualmente o nosso reconhecimento assim como as que vemos em quadrinhos e séries de televisão, e uma delas é Teresa de Benguela.
Mulher negra e forçada a escravidão como muitas no século 18 ( vide  Dandara e Aqualtune já citadas), com a morte de seu marido, José do Piolho, comandara o Quilombo do Piolho ou dp Quariterê, localizado no atual estado do Mato Grosso, entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá. 
Conhecida como Rainha Teresa, negros e indígenas faziam o uso da plantação de algodão - privilégio dos senhores do engenho - para a produção de tecidos, e também do uso da agricultura, cultivando desde milho a mandioca.
Quando o Quilombo foi destruido pelos homens de Luiz Pinto de Souza Coutinho em 1770, população de 79 negros e 30 índios, rumores que Benguela cometera suícidio ou foi morta por uma doença jamais foram confirmados. Teresa manteve um sistema de trocas de  armas com os brancos resgatados de vilas próximas, transformando os objetos de ferro em instrumentos de trabalho, pois os quilombos da Benguela possuiam exímio dominio da forja. 




Dia 25 de julho foi instituido pelo Brasil e pela Lei n. 12 987 como dia nacional de Teresa de Benguela e dia da Mulher Negra. 













0 comentários:

Use este espaço à vontade, mas com respeito e moderação. Agradecemos!