Índia cria dicionário para preservar o idioma nativo do seu povo.

Imagem/Internet


Segundo o Ethnologue, que mantêm um catálogo de todos os dialetos do mundo, existem mais de 6.000 línguas faladas em nosso planeta.

Já podemos imaginas (concluir) que a maior parte desses dialetos está se perdendo.

Esse é o caso do idioma da tribo Wukchumi, situada no Condado de Tulare, na Califórnia. Atualmente a tribo é composta por cerca de 200 membros, e apenas uma deles, a Marie Wilcox, é fluente na língua nativa da tripo.

Na verdade, ela ERA a única. Juntamente com sua filha, Jennifer (que aprendeu o idioma com a mãe), Marie criou um dicionário com o dialeto do seu povo para que ele [o dialeto] não se perca na história.

Marie e Jennifer


Marie fala que tem duvidas sobre a perpetuação do seu idioma nativo, pois muitos não parecem se importar ou querer aprender. Mas sua motivação se mantem forte, pois ela e a filha ensinam a língua para os outros membros da tripo, além de estarem criando a versão em áudio do dicionário.

Para quem quiser conhecer melhor Marie e o trabalho que ela criou em sua tribo, a Global Oneness Project produziu o documentário Marie's Dictionary que pode ser encontrado no Youtube ou no próprio site da Oneness Project.

5 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa. Na África esse é um problema recorrente também, assim como nas tribos quilombolas e nas indígenas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma realidade mais forte do que pensamos. Infelizmente muitos não se importam. Queria ter mais informações sobre outras tribos para fazer mais textos sobre eles.

      Excluir
    2. Uma forma de aumentar a visibilidade para o problema que estão passando. E assim, quem sabe tentar ajudar de alguma forma.

      Excluir
    3. Uma forma de aumentar a visibilidade para o problema que estão passando. E assim, quem sabe tentar ajudar de alguma forma.

      Excluir
    4. É uma realidade mais forte do que pensamos. Infelizmente muitos não se importam. Queria ter mais informações sobre outras tribos para fazer mais textos sobre eles.

      Excluir

Use este espaço à vontade, mas com respeito e moderação. Agradecemos!